Em Limoeiro do Ajuru, formação destaca a história e cultura do açaí.
Nos dias 25 e 26 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação de Limoeiro do Ajuru, em parceria com a Universidade Federal do Pará - Campus do Tocantins, realizou o minicurso “Estudos Amazônicos: origem e proposição de conteúdo programático para Limoeiro do Ajuru, destacando a história e cultura do açaí”, que foi ministrado pelo prof. Dr. Luis Otávio Airoza, para um público de 70 profissionais da educação, entre os quais professores das disciplinas Estudos Amazônicos, História e Geografia da rede municipal, além de estudantes do polo universitário de Limoeiro do Ajuru.
Compuseram a mesa de abertura do minicurso, o prefeito Carlos Ernesto Nunes da Silva, o secretário de educação Fredison Farias, os vereadores Marcos Magalhães, Jessaias Pinheiro e Luiz Tavares e; os professores Luis Otávio Airoza e Antônio Ferreira Sena.
O prefeito Carlos Ernesto Nunes da Silva, no uso da palavra destacou a importância da disciplina Estudos Amazônicos na afirmação da identidade do jovem cidadão ajuruense como um amazônida. Em seguida entregou livros da Coleção Estudos Amazônicos aos professores participantes e anunciou a aquisição dos mesmos pela Secretaria Municipal de Educação para todos os professores da disciplina e seus estudantes a serem utilizados no ano letivo de 2018, solucionando um problema existente desde a criação da disciplina no município que nunca teve material didático e formação continuada específica. Segundo o Secretário de Educação, Profº Fredison Farias, essa formação aos professores e a disponibilização de material didático, tem grande importância para a melhoria na qualidade do ensino no município e melhorando o IDEB municipal
O minicurso esta articulado com o Festival do Açaí – evento tradicional da cultura ajuruense que ocorre anualmente no mês de novembro – na medida em que foi destacado em seu conteúdo ministrado, a história e cultura do açaí, resgatando entre os professores a importância do festival na valorização da identidade cultural dos cidadãos de limoeiro do Ajuru. (Fotos de Bruno Farias, diretor de comunicação e; José Afonso Veloso, professor e participante do minicurso).